Menu 2

Pesquisar este blog

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Hackers invadem site de prefeitura de SC e fazem apologia à maconha


Invasores publicaram mensagens de apoio à legalização da maconha e a letra de Cachimbo da Paz. Foto: Divulgação
Invasores publicaram mensagens em defesa da legalização da maconha e a letra de "Cachimbo da Paz"


Hackers invadiram neste domingo o site oficial da Prefeitura de Barra Velha, no litoral de Santa Catarina. O ataque ocorreu horas após o prefeito do município, Samir Mattar (PMDB), sofrer um impeachment e ter o mandato cassado, devido a um escândalo de corrupção. Até as 15h30, mensagens de apologia à maconha apareciam no site www.barravelha.sc.gov, que teve todo o conteúdo original apagado.
No portal, os hackers ainda publicaram a letra da música "Cachimbo da Paz" do cantor Gabriel O Pensador. Uma foto de Fernando Henrique Cardoso e uma suposta frase atribuída a ele também aparecem nas mensagens dos autores da invasão.
Alvo de uma operação da Polícia Federal, o prefeito de Barra Velha já havia sido afastado pela Justiça Federal antes do impeachment.Mattar é acusado de desviar recursos federais destinados aos afetados por catástrofes naturais entre 2008 e 2009. A PF identificou a existência de um esquema de prática na elaboração de projetos de obras e serviços superfaturados. Mais de R$ 1 milhão teriam sido desviados.
"Não temos prova de que o ataque dos hackers tenha relação com impeachment. Pode ter sido uma coincidência", avaliou o vice-prefeito Claudemir Matias (PSB), que assumirá o executivo. Ele disse ter se surpreendido com o teor pró-legalização da maconha das mensagens, já que não haveria motivos para o município ser relacionado ao tema. "Eu, particularmente, sou totalmente contra a legalização", disse Matias.
Até o início da tarde deste domingo, a prefeitura não havia conseguido localizar os responsáveis por uma empresa contratada pela gestão do prefeito cassado para manter o site. Com isso, não há previsão de quando o portal terá a normalidade restabelecida. O município nega que os hackers tenham conseguido acessar dados sigilosos. O caso já foi repassado à Polícia Civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário