Menu 2

Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Detido alegado membro do grupo de "hackers" LulzSec

O rapaz é suspeito de ser membro dos dois grupos de pirataria informática, e as autoridades acreditam que será ele o utilizador do "nickname" Topiary, com o qual se identificará na Internet. Foi detido por polícias da unidade central para a criminalidade informática britânica, naquela que descreveram como uma “operação pré-planeada dos serviços de informação”.

Tanto o Anonymous como o LulzSec são conhecidos por roubarem e divulgarem informações privadas de "sites". A Polícia Metropolitana de Londres admitiu em comunicado a hipótese de o detido estar ligado a outras investigações que estão a decorrer sobre vários ataques informáticos a empresas internacionais e serviços de informação. As autoridades estão também a fazer buscas numa casa em Lincolnshire e a interrogar um jovem de 17 anos.

O grupo LulzSec admitiu ser responsável por tentativas de ataques informáticos à agência britânica de combate ao crime organizado (Soca), ao Senado norte-americano, à CIA, à Sony e mais recentemente ao jornal Sun, na semana passada. Os piratas informáticos publicaram uma falsa notícia na primeira página da versão online do tablóide sobre a alegada morte de Rupert Murdoch. Os leitores eram depois redireccionados para uma conta no Twitter, onde se podia ler a seguinte mensagem: “Prendam-nos. Desafiamo-vos. Nós somos a imparável geração de "hackers"”. A nota estava assinada por Topiary e a conta no Twitter fora criada pelos LulzSec.

No mês passado, o grupo tinha anunciado o seu fim, sem dar qualquer explicação.

Na segunda-feira, o Anounymous, que ganhou fama depois de fazer vários ataques a empresas consideradas “inimigas” da WikiLeaks, divulgou documentos secretos roubados a uma unidade italiana de combate ao cibercrime. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário